QUARTETO LACERDA

Alexander  Stewart
Alexander Stewart
1ºviolino

Nasceu em Londres em 1964 e iniciou os estudos de violino com seu pai Walter Stewart. Viveu durante algum tempo em Portugal, onde estudou com Maxim Jacobsen e Vasco Barbosa. Em 1976 regressou a Inglaterra onde recebeu uma bolsa de estudo para frequentar a King's School Canterbury, onde trabalhou com Clarence Myerscough e Felix Andriewsky, tendo recebido os seguintes prémios: "Double Top Scolarship" (1977-82), dois 1os prémios e dois 2os prémios da King's School (1978-81), "Old King's School Music Prize" (1981) e "Ryley Music Prize" (1982). Foi aluno de Eric Gruenberg na Guildhall School of Music, onde se diplomou em execução e pedagogia de violino (1982). Com uma bolsa do governo polaco, estudou na Academia Musical Szymanovski de Katowice com Aureli Blasczok, Stanislav Levandovski e mais tarde Tadeusz Wronski.
Fez vários concertos e recitais em Inglaterra, Polónia e Portugal, incluindo interpretações dos concertos de Bruch e de Sibelius com a Southend Philarmonic Orchestra e Saint-Saëns com a Orquestra da RDP dirigida por Silva Pereira, assim como recitais no Teatro Nacional de São Carlos e gravações para a RDP e para a RTP. Mais recentemente, refira-se a execução integral dos concertos de Bach com a OSP, a convite do violinista e maestro Nicolas Chumachenko. Em Maio 2004 foi convidado pela CNB para tocar o “ Duo Concertante” de Stravinsky com as solístas de Companhia de Bailado de Zurich.
Participou em diversas orquestras de Londres e de Lisboa, tendo-se tornado membro da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos em 1989. É concertino da Orquestra Sinfónica Portuguesa desde 1993 e 1º violino membro fundador de Quarteto Lacerda.