Paul Wakabayashi
viola de arco
Paul Wakabayashi nasceu na California, Estados Unidos da América onde estudou inicialmente volino na classe de Jenny Rudin e posteriormente viola com Bernard Zaslav (membro do “Fine Arts Quartet”). Estudou com Lillian Fuchs na “Manhattan School of Music” e desenvolveu um intenso trabalho com o prestigiado “American String Quartet” ao mesmo tempo que estudou direcção de orquestra com Glen Cortese e Allan Gilbert. Foi galardoado com o “Kotschalk prize” pela sua excelência na qualidade de música de câmara.
Grande especialista no domínio da música de câmara tendo desenvolvido durante a sua formação um precioso trabalho com os mais prestigiados quartetos do mundo entre os quais se destacam Amadeus, Cleveland, Juilliard, Emerson, Guarneri, Griller e Hungarian String Quartet.
Foi membro fundador do the “Cypress String Quartet” e do “Myriad String Quartet” com o qual recebeu o 1º prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara de Carmel. Pertenceu ainda ao Quarteto Olíssipo e ao Trio Olíssipo onde para além do repertório clássico tradicional, interpretou obras de Berio, Schulhoff, Bartok, Golijov e Ligeti. Actuou também com Arthur Balsam, Awadagin Pratt e com o “Mariposa Trio”.
Paul também se dedica á interpretação de “música antiga” e toca viola barroca com Divino Sospiro, Músicos do Tejo, Ensemble Baroque do Chiado, Flor da Música e com o Ensemble Dom João V.
Tem lecionado em diversas “master classes” em Faro, Artave, Escola Profissional de Mirandela e na Escola Profissional de Viana do Castelo. Tem participado regularmente no “Adriatic Chamber Music Festival”. Já teve alunos premiados no concurso Jovens Músicos nas categorias de viola e música de câmara.
Paul Wakabayashi lecciona na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Universidade de Évora.
Já gravou para a EMI, Koch e Newport Classics.